Namibia — Africa
Kalahari Desert | © Mineia Martins Photography
O Kalahari tem aproximadamente 900.000 quilómetros quadrados. Suas dunas compõem a maior exteção continua de areia da terra. Sua área abrange parte do Botswana, Angola, África do Sul e a Namíbia. É considerado uma savana semi-árida de areia. Sua dunas são cobertas por aproximadamente 400 espécies de plantas entre elas o espinheiro que é edemico do Kalahari e responsável por fornecer nutrientes que incentivam o surgimento de outras plantas e também o fornecimento de sombras para os animais como gemsbok, leopardo, leão Kalahari, suricatos, chitas e também o Elã ou Taurotragus Oryx, considerado o maior dos antílopes africanos.
Dead Vlei or Dead Marsh, Namibia
Dead Vlei ou “pântano morto”
Esse trabalho trata-se de um breve encontro com um dos lugares mais interessantes que já visitei, que para mim é um conjunto de características únicas formando o contraste perfeito.
Grandes dunas, tão altas que estão consideradas entre as maiores do mundo, podendo chegar até 1.300 pés de altura. As areias assumem uma cor vermelho intenso, céu azul vibrante um dos mais claros do planeta e uma floresta estéril com árvores de Acácias congeladas no tempo há mais de 900 anos. A aridez do ambiente impedem que as árvores se decomponham com o passar do tempo. A área mais clara é formada por argila branca quando essa região era pantanosa.
Esse ambiente não é totalmente estéril, há presença de vegetação rasteira, plantas como a Salsola e a Nara que sobrevivem apenas com a névoa da manhã e raras precipitações.
Esse deserto nos transporta para sensações únicas, onde a natureza impõe-nos toda sua grandeza.